Buscar

Revisões Preventivas do Relacionamento


Muitas coisas que fazem parte de nossas vidas requerem revisões periódicas preventivas: automóveis, maquinários, computadores, etc. Se nós descuidarmos das revisões preventivas, as corretivas serão mais trabalhosas, muito mais caras, e às vezes nem chance de correção haverá.


Da mesma forma deveria ser com nosso relacionamento conjugal, mas infelizmente não é isso que acontece, e os casamentos estão cada vez mais de mal a pior. Você já sabe que se não fizer manutenções preventivas do seu carro, o prejuízo vai ser grande. Também sabe que precisamos fazer exames periodicamente para saber como anda o colesterol, a próstata, o cólon do útero, os níveis hormonais...


Vou te dar um exemplo bem próximo: meu avô era machão pra caramba, dizia que já tinha sido cangaceiro, e que nunca faria exames na próstata - e morreu com câncer. Meu pai estava indo pelo mesmo caminho e não queria fazer esse exame de jeito algum! Certo dia começou a ter uns problemas e foi ao médico - descobriu um câncer de próstata. Por pouco não perdeu a vida. Mas se ele fizesse os exames preventivos, descobriria o problema no início e tudo seria mais fácil. E quanto ao meu avô - poderia ter algum tempo a mais com a família.


O nosso relacionamento conjugal também requer manutenção periódica: bom diálogo, estudos via palestras, pregações, vídeos que existem aos milhares na internet... também ajuda muito ler bons livros da área conjugal e familiar, participar de encontros de casais, retiros, e por aí vai, gente.


Tudo isso vai ajudando na lubrificação das engrenagens do relacionamento, e desta forma, ao invés dessas engrenagens trabalharem enjambradas e rangendo, vão trabalhar suavemente. Em primeira Timóteo, 5:8 diz: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel”. Se você não tem cuidado da sua família, se você não se preocupa com estas revisões periódicas, a Palavra diz que você é pior que um infiel.


Em I Pe 3:7 diz que se um marido não cuida de sua esposa com sabedoria, dando-lhe honra, suas orações são interrompidas! Isto é, não tem validade para Deus! Também em I Pe 3, no versículo 1 diz que o comportamento da esposa precisa ser tão especial, tão exemplar, que se seu marido for contrário à Palavra de Deus, ele se converterá sem palavras, mas apenas em observar o seu comportamento. O grande problema é que 90% dos casais não se preocupa com estas revisões. Vão vivendo o dia a dia, os problemas, a rotina maçante, escondendo problemas debaixo do tapete, guardando emoções prejudiciais no coração, acumulando problemas não resolvidos, e quando vão perceber, o preço é caro pra se tentar corrigir um casamento desgastado, sem amor, sem vida - e pior ainda quando não há mais interesse de uma vida em comum, e se separam, deixando um rastro de dor, de mágoas, de tempo perdido e filhos traumatizados, etc.


Hoje queremos te incentivar a não deixar de fazer a revisão periódica preventiva do seu relacionamento. Já demos dicas neste vídeo de como você pode alimentar adequadamente seu casamento para ele não morrer de fome.

- Não negligencie o que estamos falando.

- Não deixe entrar por um ouvido e sair pelo outro. Isso é muito sério.


Seu cônjuge confiou a vida dele nas suas mãos... A felicidade de seus filhos depende grandemente de você. Apesar da sociedade apresentar cada vez mais o casamento como algo descartável, não acredite nisso, pois algo que deixa sequelas, mágoas profundas, que faz você perder anos irrecuperáveis de sua vida, que faz filhos crescerem infelizes e traumatizados, isso não pode ser considerado algo descartável de jeito algum.

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso de um lar. Pense nisso.


E que todos vocês fiquem na paz que excede todo o entendimento.

3 visualizações

Fique pertinho da gente também nas redes sociais:

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

© MInistério de Famílias Vinho Novo - Wix.com

Tags: casal casamento familia familiar filhos pais parentesco 'vinho novo' 'terapia familiar' 'casal cristão' 'família cristã' namoro namorados noivos pré-nupcial 'ministério de casais' 'ministério de famílias' 

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social