Buscar

Os 5 arrependimentos mais comuns no leito de morte

Atualizado: 26 de Fev de 2019

Conhecer estes 5 arrependimentos pode mudar sua vida... a maneira como você vê as coisas.


(Thinkstock - VEJA)


Bronnie Ware, uma enfermeira e escritora australiana, esteve acompanhando pacientes terminais no período entre as últimas 3 e 12 semanas de vida deles. Enquanto fazia esse acompanhamento, ela aproveitou para procurar saber quais eram principais arrependimentos deles em relação à vida que escolheram levar.


No leito de morte, as pessoas geralmente estão livres de seus paradigmas, preconceitos, já não há mais preocupação com o que vão pensar ou deixar de pensar deles, então quando são questionados sobre seus arrependimentos, ou se viveriam um vida diferente caso tivesse outra chance, eles dão respostas sinceras, e além disso, também se percebeu que as respostas deles eram muito parecidas.

Ela listou os 5 principais arrependimentos mais comuns, e esta lista se tornou um livro incrível chamado “The top five regrets of the dying” (Os cinco maiores arrependimentos de pacientes terminais). Conhecer isso pode mudar a sua vida... a sua maneira de ver as coisas...

Vamos ver quais são esses arrependimentos comuns no leito de morte?


1 – Gostaria de ter tido coragem de viver uma vida fiel à mim mesmo.

Muitas pessoas deixaram de viver seus sonhos, abriram mão deles pelos mais diversos motivos, e este foi o maior arrependimento nas pessoas que estavam em leito de morte. E eu te pergunto: quais são os seus sonhos, ou quais eram seus sonhos? Tem algum sonho engavetado que voce nem se lembra mais? Não está na hora de abrir essas gavetas e retomar os sonhos adormecidos?


2 – Não queria ter trabalhado tanto

Na época dessa pesquisa, os homens é que trabalhavam fora, e as mulheres em geral ficavam cuidando da casa e dos filhos, por isso este foi o maior arrependimento entre os homens. Eles se arrependeram por terem perdido a infância, adolescência e juventude de seus filhos e o companheirismo de suas esposas.

Isso nos fala sobre PRIORIDADES... quais são suas prioridades pais? Tenha certeza que seus filhos e esposa preferem sua presença do que as coisas que vc pode comprar.


3 – Gostaria de ter tido mais coragem para expressar meus sentimentos

Essas pessoas suprimiram, esconderam guardaram seus sentimentos, tanto os negativos quanto os positivos, e inclusive desenvolveram doenças devido a amarguras, tristezas e ressentimentos que ficaram presos dentro deles. Conheço muitas pessoas assim...


4 – Gostaria de ter mantido contato com meus amigos

De acordo com a enfermeira e escritora, muitos dos pacientes se mantiveram tão ocupados em suas vidas que deixaram seus amigos de lado. Perderam contato com grandes amizades que passaram por suas vidas... amizades de ouro. Neste momento, eles querem reencontrar essas pessoas, mas devido ao tempo que ficaram distantes, dificilmente conseguem encontrar.


5 – Gostaria de me ter permitido ser feliz

Muitas pessoas não perceberam que ser feliz é uma escolha, e com isso ficaram presas a padrões de vida ultrapassados. Gostariam de ter rido mais de coisas bobas, de se arriscar mais, errar mais, correr mais riscos, viajar mais, observar mais o amanhecer, entardecer, e por aí vai. Algo importante que foi percebido é que as pessoas geralmente não se arrependiam pelas coisas que tinham feito, mas pelas que NÃO haviam realizado. Como é que você decidiu viver sua vida? Será que você está vivendo um desses pontos citados?

As suas decisões de vida vão te levar a ter estes mesmos arrependimentos? Ou você está vivendo de modo a ter menos arrependimentos e mais felicidades?


Pense nisso tudo que foi falado aqui e tome decisões importantes para o resto de sua vida, ok?

E que todos vocês fiquem nA Paz que excede a todo o entendimento!


0 visualização

Fique pertinho da gente também nas redes sociais:

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

© MInistério de Famílias Vinho Novo - Wix.com

Tags: casal casamento familia familiar filhos pais parentesco 'vinho novo' 'terapia familiar' 'casal cristão' 'família cristã' namoro namorados noivos pré-nupcial 'ministério de casais' 'ministério de famílias' 

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social