
Olá, família.
... excesso de autoconfiança...
Por causa dela que inúmeras pessoas morrem afogadas todos os dias, o maior percentual de acidentes automobilísticos se deve também ao excesso de autoconfiança, assim também acontece com a maioria dos acidentes de trabalho... dos acidentes nos esportes, e como não poderia deixar de ser, o excesso de autoconfiança também tem impactado destrutivamente muitas famílias.
É certo que todos nós precisamos sim, ter confiança em nós mesmos para não vivermos inseguros, com medo de tudo, incapazes de tomar decisões, de trabalhar, estudar, e etc.
O problema está no EXCESSO de autoconfiança.
Algumas pessoas possuem uma grande distorção entre o que sabem, e o que ACHAM que sabem... Sobre isso existe uma frase muito boa: “Pior que não saber é pensar que sabe!”
O excesso de autoconfiança, isto é, qd o indivíduo se considera um expert sem ser vai fazer com que decisões muuuuiiiiito erradas sejam tomadas, e decisões erradas geram consequências!
E em quais situações isso pode impactar em famílias? Vamos lá:
- tem muita gente menosprezando a importância de um curso pré nupcial, crendo que já sabem tudo o que é necessário para se casar, mas depois sofrem desnecessariamente com questões que teria aprendido no curso;
- tem também aqueles que ficam sozinhos com o sexo oposto em casa, ou numa carona, ou em outras situações desnecessárias, então vem o inimigo, cria um clima propício e uma infidelidade ocorre; A tentação é muito mais perigosa quando você acha que é forte e que nunca vai cair. Pedro disse para Jesus: “... Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei!", "Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei" (Mt 26:33 e 35), e vejam o que aconteceu: Negou a Jesus!
- alguns estão tentando largar o vício da pornografia, e em alguns momentos pensam: eu sou forte! Não vou cair de novo! E nessa autoconfiança exagerada usam a internet quando a família já foi dormir, quando estão sozinhos, e acabam caindo novamente. Flertar com o pecado, como fez Sansão, é um perigo, e no caso dele, o levou à morte, e no nosso caso também pode provocar morte, a física, a espiritual, morte da nossa família...
- com as facilidades de comunicação com a internet e as redes sociais, tem um número enorme de pessoas casadas que “se garantem", e ficam com papinhos, mensagens, figurinhas e elogios para outras pessoas, as vezes tarde da noite quando o cônjuge já foi dormir, ou quando ele está viajando, e acabam sendo laçados, envolvidos pelas teias do inimigo das nossas famílias
Não passe perto do pecado achando que terá força para sair quando quiser, isso é um grande erro. O apostolo Paulo disse em I Co 10:12: “Quem pensa estar de pé, acautele-se para que não caia”.
Talvez você esteja pensando que estou confundindo excesso de autoconfiança com otimismo... não! No excesso de autoconfiança, você, por exemplo, subestima a complexidade de uma atividade que precisa fazer, não avalia os riscos que existem, e por outro lado superestima o seu conhecimento para realizar aquela tarefa, e quando descobre que estava errado, geralmente já é tarde.
Geralmente são os adolescentes que passam por uma fase onde se consideram oniscientes e onipotentes, tamanho o excesso da autoconfiança que costuma “subir pra cabeça” deles. Alguns mudam quando adultos... já outros...
Qual o seu caso?
Como um adolescente imaturo ainda prefere correr risco desnecessário?
Lembre-se o que está em jogo: sua vida, sua comunhão com Deus, sua felicidade e sua família!
E que todos vocês fiquem na paz que excede a todo o entendimento.