Buscar

Casamento - Quais são as suas expectativas?


Quando me casei, em Janeiro de 2000, passei a viver um sonho maravilhoso. Criei muitas expectativas acertadas do que eu viveria com minha amada, mas no quesito “quantidade de sexo” confesso que errei grandiosamente (o que me consola é que 99% dos homens também erra grandiosamente neste ponto). Mas tirando isso, minha nova vida era realmente muito agradável: casa nova, móveis novos, refeições diferentes, dormir de conchinha, ficar acordado com a esposa até de madrugada assistindo filmes (e podíamos, finalmente, depois de 4 anos entre namoro e noivado, ficar sozinhos!), etc.


Certo dia encontrei minha ‘anjinha’ chorando. Lhe perguntei algumas vezes o por que, até que ela enfim respondeu:


- “Imaginei que o casamento fosse diferente, que fosse mais ‘conto de fadas’ do que realmente estamos vivendo”. E eu lhe disse:

- “Mas amor, está tudo tão bem! Tudo lindo e maravilhoso! O que mais você quer?”. E ela respondeu: - “Não sei, só sei que imaginava o casamento ainda melhor do que a vida que estamos levando”.


No livro A miragem do casamento, Lederer e Jackson expõem uma metáfora incrível que em poucas linhas resume muito bem o casamento:


“O casamento é como se resolvêssemos tomar um avião para passar as férias de Janeiro nas Bahamas e, ao descer do avião, percebemos que fomos aterrissar nos Alpes Suíços. Faz frio, está nevando, não tem piscina nem sol. Vamos precisar comprar roupas de inverno, aprender a esquiar, falar outra língua. Constatamos, com surpresa, que é tudo bem diferente do que tínhamos imaginado. É perfeitamente possível passar ótimas férias na Suíça mesmo, só é preciso ter paciência...” (Extraído do livro O casal em Crise, Maurizio Andolfi, Claudio Angelo, Carmine Saccu)


Expectativas surreais! Este é o grande erro da maioria dos noivos, e foi onde minha digníssima esposa também errou. Dizem que a receita para a infelicidade, para a insatisfação e frustrações é criar expectativas exageradas. Os pombinhos que estão namorando ou já estão noivos criam expectativas exageradas quanto ao casamento, pensam que os comportamentos errados do outro serão mudados após o casório, que na vida de casal os problemas serão menos volumosos, que farão muito sexo (posso rir?), que as ‘almas gêmeas’ serão unidas como num conto de fadas ou num romance hollywoodiano, que o romantismo será constante, que o diálogo entre os dois será perfeito, que seu esposo(a) terá todas as boas características atuais e mais algumas outras ainda melhores que serão descobertas depois. Puxa, como posso dizer a vocês que as coisas são ‘um pouquinho’ diferentes?

Levar expectativas surreais e fantasiosas para o casamento geralmente acaba em grandes frustrações. O casamento tem seus momentos maravilhosos sim, e é claro que precisamos almejar e visualizar estes momentos, mas precisamos sonhar com os pés no chão – isso nos remete ao equilíbrio: lembre-se de que sua mulher terá TPM (Treinada Para Matar, Todos os Problemas Misturados, Tocou-Perguntou-Morreu, etc.), surgirão problemas financeiros, intromissões dos pais no casamento de vocês, discórdias com cunhados, problemas de saúde, atritos entre cônjuges, choro de bebê durante a noite e trabalho no outro dia bem cedinho, toalha molhada sobre a cama, esponja de banho no chão do banheiro, arroz queimado, feijão salgado, crises de identidade, menopausa, andropausa, discordâncias quanto a utilização do dinheiro, criação dos filhos, a chegada nos candidatos a genros, noras, chulé, flatulência, mal hálito, cueca com freada de bicicleta, etc.


Não quero te desanimar quanto ao casamento, mas não quero que você se case cheio de ilusões e viva uma grande frustração.


Portanto, como dito, sonhem, imaginem, visualizem, mas façam tudo isso com os pés bem fixos no chão!

E que todos vocês fiquem na Paz que excede a todo o entendimento.


Pr. Edvanderson.


Tags: Casamento, casal, relacionamento, família, familiar, Pr. Edvanderson, Pra. Alexandra

23 visualizações

Fique pertinho da gente também nas redes sociais:

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

© MInistério de Famílias Vinho Novo - Wix.com

Tags: casal casamento familia familiar filhos pais parentesco 'vinho novo' 'terapia familiar' 'casal cristão' 'família cristã' namoro namorados noivos pré-nupcial 'ministério de casais' 'ministério de famílias' 

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social